top of page

Construções sustentáveis



A ideia de construção sustentável data de 1970, com o episódio da “Crise do Petróleo”. A sua visibilidade ocorreu mais tarde na década de 90 com o surgimento do primeiro sistema de certificação ambiental de edifícios: Sistema BREEAM. Mas é de uns anos para cá que os conceitos de sustentabilidade vem ganhando bastante força, tanto do ponto de vista de autossuficiência da obra quanto da parte ambiental.


Aliás, a preocupação com a redução dos impactos no meio ambiente promete deixar de ser apenas uma tendência. Os profissionais da área terão cada vez mais o compromisso de utilizar a tecnologia em seus projetos em prol do meio ambiente.


Vale destacar que o que começou com consumo de energia, hoje compreende a integração de sistemas que visam a comodidade dos ambientes e a otimização dos gastos, a exemplo da automação predial e residencial, que poderemos acompanhar na edição da Mostra Casa deste ano.


Um dos exemplos de construção sustentável da região Norte é o Passo Fundo Shopping, onde acontecerá o evento Mostra Casa. O empreendimento foi edificado com estrutura metálica, prevendo desde o início a redução dos impactos ambientais. O Passo Fundo Shopping possui ainda sistemas de aproveitamento da luz natural, com cobertura de manta térmica afim de minimizar o uso de equipamentos de ar condicionado e reaproveitamento da água da chuva para os jardins e descargas dos banheiros. Outra solução encontrada para economizar energia elétrica na geração diária de ar condicionado foi a instalação de um tanque de termoacumulação com 1 milhão e 200 mil litros de água.


O conceito “sustentável” também pode ser aplicado em edifícios já construídos, é o caso da implantação de sistemas de geração de energia fotovoltaica. Outra solução em alta é o retrofit, que consiste na revitalização de edifícios e outras construções trazendo a eles novas tecnologias e designs mais promissores.


Se você também tem projetos ou ideias sustentáveis, participe da Mostra Casa 2020, de 3 a 7 de junho no Passo Fundo Shopping.

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page